NOSSOS SERVIÇOS

Estudo de Classificação de Áreas

O Estudo de Classificação de Áreas consiste no mapeamento das áreas com atmosfera explosiva pela presença de gases, vapores, poeiras ou fibras, em conformidade com a NBR-IEC-60079-10: Atmosferas Explosivas – Parte 10.1 – Classificação de Áreas – Gases e vapores e ABNT NBR IEC 60079-10-2: Atmosferas explosivas – Parte 10-2: Classificação de áreas — Poeiras combustíveis, e demais normas pertinentes.

O Estudo serve como referência para o controle de fontes de ignição, o que inclui cuidados especiais na especificação, instalação e uso de equipamentos ou sistemas eletroeletrônicos, assim como também para revisão da especificação das instalações elétricas previstas no projeto original, bem como qualquer inspeção ou auditoria que venha a ser realizada pela empresa; Modificações futuras ou modificações de operação e de instalação que tenham ocorrido ao longo dos ano.

Consultoria para Desclassificação de Áreas (redução/eliminação de áreas classificadas)

A Consultoria para Desclassificação de áreas consiste em apresentar sugestões de ações necessárias para redução das extensões e/ou grau da fonte de riscos ou completa eliminação das áreas classificadas.

INSPEÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM ÁREAS CLASSIFICADAS.

A inspeção das instalações elétricas consiste em verificar as condições das instalações já classificadas, com objetivo de regularizar / adequar as mesmas, conforme exigência da Norma NR-10.

Na inspeção são avaliados os equipamentos elétricos para áreas classificadas,  a integridade das instalações, os procedimentos de operação, manutenção nos ambientes e a conformidade legal dos equipamentos. 

page4_image1

Regularização das Instalações Elétricas em Áreas Classificadas​

A Regularização em áreas classificadas consiste na adequação das instalações elétricas através do Relatório de não conformidades que foi gerado pela Inspeção das Instalações elétricas em áreas classificadas.

Curso de Capacitação em Área Classificada

A NR 10 (Instalações e Serviços em Eletricidade) no item 10.8.8.4 tornou obrigatório a capacitação.dos profissionais que trabalham em área classificada contra riscos de explosões. Cursos Oferecidos:

• Curso em Áreas Classificadas Básico (8 h) – Direcionado aos operadores e funcionários que estão expostosa áreas classificadas;

• Curso em Áreas Classificadas Intermediário (16 h) – Direcionado para profissionais da área de segurança do trabalho, projetos, instalações, manutenção, inspeção de elétrica e instrumentação que operam ou efetuam instalações em equipamentos elétricos em áreas classificadas;

• Curso em Áreas Classificadas Avançado (24 h) – Direcionado para profissionais da área de projetos, instalações, manutenção, inspeção de elétrica e instrumentação que operam ou efetuam instalações em equipamentos elétricos em áreas classificadas;

• Curso de NR-20 – Direcionado para os profissionais que atuam em empresas que armazenam produtos inflamáveis.

Inspeção de equipamentos não elétricos em áreas classificadas

Avaliação e identificação de potenciais fontes de ignição em equipamentos não elétricos, tais como: esteiras transportadoras, elevadores de canecas, superfícies aquecidas, bombas, etc. com recomendações para redução ou eliminação do risco de ignição da atmosfera explosiva.

Programa de Segurança em Área Classificada

O Programa de Segurança em áreas classificadas consiste num conjunto de ações para ambientes com atmosferas explosivas, auxiliando na identificação das áreas classificadas, inspeção dos equipamentos elétricos, emissão de relatórios e capacitação dos profissionais envolvidos, permitindo que a empresa esteja adequada as normas vigentes (NR-10).

Scroll to top
×