Inspeção de Instalação Elétrica

Todos os equipamentos, sistemas e instalações antes de que sejam colocados em serviços deverão ser inspecionados. As inspeções regulares dos equipamentos asseguram sua integridade para uso em áreas classificadas.

A freqüência das inspeções pode ser definida pelo usuário, usualmente adota-se 1 vez a cada 3 anos ou após grandes paradas/obras. Os critérios para inspeção variam de acordo com o Grau de Inspeção adotado que pode ser do tipo Visual, Apurado ou Detalhado.

Inspeção Visual

Inspeção que identifica, sem o uso de equipamentos de acesso ou ferramentas, não conformidades que são evidentes, como por exemplo, ausência de parafusos, rachaduras ou fendas nas partes metálicas; vidros rachados ou quebrados; Prensa-cabos do tipo comum (à prova de tempo), prensa-cabos folgados, etc

inspeção apurada

Inspeção que engloba os aspectos cobertos pela inspeção visual e, além disso, identifica as não conformidades, (por exemplo parafusos frouxos) que somente são detectáveis com o auxílio de equipamentos de acesso, como escadas, e ferramentas
NOTA Inspeções apuradas não requerem, normalmente, que o invólucro seja aberto, nem que o equipamento seja desenergizado.

inspeção detalhada

Inspeção que engloba os aspectos cobertos pela inspeção apurada e, além disso, identifica as não conformidades (tal como terminais frouxos) que somente são detectáveis com a abertura do invólucro e uso, se necessário, de ferramentas e equipamentos de ensaios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
error:
×