Manutenção – Requisitos Gerais

Em uma nova instalação em áreas classificadas, devemos ter sempre em mente:

  1. Todo o local ou instalação elétrica em áreas classificadas deve seguir as recomendações de normas específicas.

  2. Analisar os Certificados de Conformidade dos equipamentos para garantir que serão instalados nas áreas classificadas corretas. Isto significa que se um equipamento em particular tiver marcação para Zona 2, ele não deve ser instalado em Zona 1.

  3. Nem todos os tipos de proteção são permitidos em todos os tipos de zoneamento. Por exemplo: Em Zona 0 o único tipo de proteção permitido é o Ex-ia.

  4. Equipamento de Segurança Intrínseca exige identificação e circuitos independentes. Circuitos SI (segurança intrínseca) e NSI (não segurança intrínseca) não devem passar por um mesmo cabo multifilar. Quando o cabo SI e NSI necessitarem passar por um mesmo eletroduto ou bandeja, pelo menos o SI deve possuir blindagem aterrada ou serem separados por barreira física ou por uma distância mínima de 50mm. Cabo multifilar com vários circuitos SI não devem ser usados em Zona 0 sem antes haver um estudo das combinações das possíveis falhas.

  5. Para circuito intrinsecamente seguro, Unidade Seladora não são necessárias desde que exista algum outro meio mecânico para evitar a passagem de gases inflamáveis de uma área classificada para uma outra não classificada.

  6. As unidades seladoras devem ser instaladas o mais próximo possível do invólucro e nunca a mais de 45cm do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
error:
×